Conheça a Carta da Terra, seja uma pessoa melhor... e adote um gatinho!!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Para Brincar de Igual para Igual - Planeta no Parque 2011

Para brincar de igual para igual


Do Blog: Planeta Sustentável - Quinta-feira 13 de janeiro de 2011Próximo da marquise do Ibirapuera, bem pertinho de onde será realizado o Planeta no Parque, existe um novo brinquedo para os pequenos, inaugurado no último Dia das Crianças, que ainda é desconhecido da maioria do público, pelo menos na sua proposta. A nova diversão se chama Estação Lúdica Universal, mas ganhou um apelido mais simpático: forró (pela derivação do inglês for all). Trata-se de um aparelho que foi planejado e desenvolvido para atender todas as crianças, inclusive aquelas com alguma limitação ou deficiência física.

“O objetivo é ser inclusivo, para que todas possam brincar juntas, de igual para igual”, diz a arquiteta e coordenadora de projetos do Parque Ibirapuera, Helena Quintana. A iniciativa é pioneira, ao que se sabe, pelo menos no Estado de São Paulo.

Para cumprir seu objetivo, o brinquedo não foi adaptado, mas desenvolvido desde o início para esse fim. “A idealização partiu do parque, mas ouvimos várias entidades, como o Lar Escola São Francisco e a Fundação Dorina Nowill, que trabalham com reabilitação, e tivemos o aval da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Prefeitura de São Paulo, por isso a autoria é coletiva”, conta o designer Lao Napolitano, da Lao Engenharia Sustentável. “Acertamos em cheio quando vimos que as crianças não-deficientes se atraíram pelo aparelho tanto quanto às outras”, afirma.

O aparelho mede 19 m x 20 m, e é composto por percursos variados repletos de opções de diversão para despertar a criatividade e diminuem as distâncias entre a meninada de 2 a 10 anos de idade. Os pequenos podem subir e descer em trepa-trepas, explorar sons num xilofone e em tambores, jogar em painéis multicoloridos, além de criar suas próprias brincadeiras, mesmo se estiver numa cadeira de rodas ou for deficiente visual.

“A brincadeira tem poderes inestimáveis. É brincando que fazemos nossas grandes amizades, aquelas que levamos para a vida toda, descobrimos nossos talentos, nossa força, superamos medos. Quem brinca quando é pequeno tem grandes chances de se tornar um adulto confiante”, diz o designer, especialista na criação de equipamentos para crianças e para a terceira idade.

Divertido e ecológico

Outra característica do brinquedo é a sua sustentabilidade, em função dos materiais de baixo impacto ambiental utilizados. Na estrutura, nada de madeira nobre em extinção. Foram empregadas apenas madeiras certificada ou alternativa, de espécies como cumaru, itaúba e garapeira. Os corrimãos e os trepa-trepas são de tubos metálicos, que também é base dos demais componentes metálicos.

Já os cilindros do xilofone, feitos de alumínio, são presos à estrutura por cabos de aço, e os instrumentos de percussão são produzidos com de fundos de tambores metálicos, de diferentes tamanhos, com espumas em seu interior, para calibrar o som. O painel “pictograma” é feito de laminados com resina e cubos de madeira, e o “Girabolinha” de acrílico com bolas de pingue-pongue. Todo o entorno do brinquedo é recoberto por um piso emborrachado, produzido com materiais reciclados.

Quem ainda não conhece a novidade, poderá aproveitar para descobri-la durante o Planeta no Parque, quando será possível levar os filhos e a turma toda para brincar à vontade.